segunda-feira, 9 de março de 2015

Aviso



Olá, galera!!!

Essa última semana foi bem corrida pra mim e na verdade, até hoje não consegui me organizar, pensando nisso resolvi compartilhar aqui algumas coisas que encontro pela internet que acho bem bacanas. Acredito que a partir de quinta feira (12/03) eu esteja voltando a escrever pra vocês. Por agora, olhem esse post super interessante.


"Nos meus estudos, como psicóloga social, um dia resolvi fazer um teste. Pedi para um colega branco usar um terno chique e fotografei, depois pedi para um colega negro usar o mesmo terno e fotografei. Fiz o mesmo com um vestido preto decotado e com comprimento acima do joelho, desta vez pedi para uma colega branca e uma negra vestirem e também fotografei. Depois, em sala de aula pedi para os alunos descreverem que tipo de profissão tinha os sujeitos das fotos e o resultado foi mais ou menos assim ( vou colocar os mais citados)

Homem branco de terno : executivo, gerente de banco, empresário, advogado.

Homem negro de terno: motorista, segurança, zelador.

Mulher branca de vestido decotado: modelo, empresaria, advogada.

Mulher negra de vestido: prostituta, diarista e manicure.

Sim, os privilégios da branquitude estão em tudo. Até no direito a ter barba por fazer e cabelo desarrumado. No branco é "estilo" no negro perigo de vida (se passar perto da policia). Escrevo isto para compartilhar os esteriotipos racistas que nossa sociedade vem construindo e alertar para o racismo diário que cada um de nós introjetamos por estarmos inseridos em uma sociedade racista. Por isto pare e pense: onde você guarda seu racismo ? Assim que achá-lo faça um esforço diário para desconstruí-lo ! Machismo e racismo são aspectos da nossa cultura, e que cada um de nós deve fazer o esforço de se auto-observar diariamente para não repeti-los ou legitimar-los." por Lia Vainer Schucman.

Um comentário:

  1. Bem venho aqui dizer para o irmão não para de escrever! Você é muito importante!

    ResponderExcluir