quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Os aplicativos de encontros e o gay negro

E aí, manas!!!



Bem, como eu disse no post de ontem, hoje irei abordar algumas questões e virar o barco para a direção dos temas que pretendo abordar. O primeiro assunto que falarei  aqui será algo que vivenciei a pouco tempo (o que será bacana porque estarei falando de algo o qual tenho vivência), recentemente eu resolvi baixar dois aplicativos de relacionamentos, o scruff e o tinder, ambos aplicativos de interação social, o scruff exclusivamente para gays e o tinder, esse último você pode escolher se quer conhecer homens ou mulheres. À crítica que eu tenho a esses aplicativos é sobre à funcionalidade dele para nós, gays negros, esses aplicativos estariam funcionando como facilitadores das interações sociais? Acredito que para nós, não. 

Na semana passada eu fiz um teste no aplicativo scruff, tirei a minha foto do perfil e coloquei apenas informações como: cor, idade, altura e peso. Algumas pessoas liam o perfil antes de vir falar comigo, outras não. A maioria das pessoas que liam e vinham falar comigo, tinham a absoluta certeza de que eu era ativo e  estava pronto para um sexo selvagem, alguns mais ousados já chegavam mandando fotos eróticas. Logo após, eu retirei a cor e deixei só as outras informações e apareceram alguns caras dispostos a conversar (mesma quantidade de quando tinha a cor no perfil), o papo fluía no ritmo bom, como duas pessoas dispostas a se conhecer melhor mas, quando começavam as perguntas sobre as características físicas e chegava na pergunta "inevitável" sobre a cor/etnia e eu respondia com um "NEGRO", a velocidade das respostas diminuíam e eu automaticamente não era mais um perfil interessante. Com isso ficou ESCURO  pra mim que, nossa cor, nossa etnia, é algo que afasta os caras, só aproxima quando tem associação com o sexo animalesco, selvagem. Irmãos, esses aplicativos em sua maioria das vezes, não nos contemplam. Não posso generalizar, pois, estaria sendo burro, mas em sua maioria, não nos contemplam. 

Conversando com um amigo sobre isso, ele relatou pra mim que ele nunca coloca "negro" no perfil e muito menos responde dessa forma quando lhe é questionado sobre sua cor, ele me disse que sempre prefere responder com um "moreno", pois, embora ele não soubesse falar sobre isso da forma a qual estou falando, ele conseguia sentir o afastamento das pessoas quando ele respondia que era "negro" ou algumas vezes ele mesmo sentia como se estivesse se diminuindo ao responder assim. Irmãos, respondam "negro" com orgulho, não abram mão da sua identidade negra em prol de prováveis (?) paqueras de aplicativo. Sejam sempre negros e nunca morenos.

4 comentários:

  1. Por isso cansei irmão de mendigar amor de branco, sinceramente cansei de ser visto como um grande dildo, consolo sem sentimentos, ou amor. Por isso procuro o amor entre os meus iguais, só que é complicado quando se bate com o racismo entre nós, muitos querem ser hipersexualizados e viverem para "fodas com brancos/loiros" Cansei de inter-racialismo! Bem de qualquer forma obrigado pelo blog, importante ação!

    ResponderExcluir
  2. Que texto maravilhoso, me senti super representado em cada linha, cara que maravilhoso mesmo, aguardando mais

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem? Estou realizando uma matéria sobre negros e aplicativos. Eu poderia entrevista-lo sobre o assunto. Meu e-mail é lorena.bsiqueira@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Post fantástico. Me identifiquei.
    Sinto esse afastamento tbm ao dizer que sou negro. Mas ainda digo e continuarei porque é lindo ser. Confesso que esses apps me dão muita preguiça de me relacionar com caras brancos. Me sinto feliz de não estar sozinho e triste por perceber que de fato o racismo ainda impera.

    ResponderExcluir