sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Negro, estiloso e lindo!





Oi, irmãos!

Lendo o título do post e vendo à foto, vocês devem estar pensando que o post é pra falar do Lazaro Ramos ou pra elogia-lo, bem, embora ele seja negro, estilo e lindo, essa não é a intenção. Hoje vou falar sobre a dificuldade que algumas pessoas aparentam ter ao nos chamar de lindos/bonitos/elegantes, quero falar do negro que passa anos ouvindo "você é tão estiloso", mas dificilmente um "você é tão lindo".

Sabemos que estamos inseridos em uma sociedade que menospreza a maioria das nossas características físicas, nosso cabelo, nosso nariz,  cor dos olhos e pele, são exemplos de características nossas que são desvalorizadas. Começamos a ouvir desde muito cedo que nosso cabelo é "duro" e "ruim", e com isso crescemos com essa ideia fixa de que nosso cabelo é algo a ser corrigido, algo que precisa ficar "bom". Não me lembro a primeira vez que ouvi piadas a respeito do meu nariz, mas sei que foi desde muito cedo, lembro que quando eu estava na sexta série, havia uma menina muito linda em minha sala, o apelido dela era Leide, e um dia Leide me falou algo que até hoje eu não esqueci, ela disse assim: "Você tem um rosto bonito mas o seu nariz acaba com você". Na época eu encarei como um elogio, acho que fiquei até feliz, estava muito submerso a tudo que a sociedade dita/ditava e também acreditava que meu nariz era o que me "acabava". Perante essa realidade, é comum encontrarmos pessoas usando lente de contato, fazendo cirurgia plástica pra diminuir o tamanho do nariz e alisando o cabelo, todos esses são meios que a sociedade criou para ser um método de embranquecimento e "robotização" dos indivíduos.

O importante dizer nesse post é que somos lindos, somos estilosos mas antes de sermos estilosos, somos lindos, é importante dizer isso à nossas crianças, temos que acabar com à formação de gerações que crescem acreditando serem feias, acreditando que já nasceram inferior a pessoas brancas. Temos uma boca maior, um nariz maior, cor dos olhos mais fortes e escuros, um cabelo que nem precisa de babyliss pra ser enroladinho e uma história de pura luta e resistência, logo, só temos motivos para nos orgulhar de quem somos e de quem descendemos.

3 comentários:

  1. Perfeito texto, sobretudo no trabalho com as crianças, precisamos, para vivermos uma vida saudável, encontrar e estimular a visão sobre nossa própria beleza! Sempre lembro que meu último namorado afro-centrado dizia: "Não é obrigação da sociedade branca nos amar e nos achar bonitos, é necessidade nossa mostrar nossa beleza e encontra-la entre iguais! Pois de fato não pertencemos essa sociedade como modus operandi" ou seja, base é tudo que precisamos! Parabéns pelo trabalho e trazer a nós essa discussão!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!!! Fico feliz em perceber que existem pessoas que passam pelas mesmas coisas que eu e que de certa forma se sentem representados pelas coisas que eu escrevo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Dizem até que o belo Lázaro gosta da frta mas ñ assume. Como bom brasileiro a questão é: a carreira ou a vida!

    ResponderExcluir